domingo, 23 de abril de 2006

611

611 "O tédio e o jogo. - A necessidade nos obriga ao trabalho, e com o produto deste a necessidade é satisfeita; o contínuo redespertar das necessidades nos acostuma ao trabalho. Mas nos intervalos em que as necessidades estão satisfeitas e dormem, por assim dizer, somos assaltados pelo tédio. O que é o tédio? É o hábito do trabalho mesmo, que se faz valer como uma necessidade nova e adicional; será tanto mais forte quanto mais estivermos habituados a trabalhar, e talvez quanto mais tivermos sofrido necessidades. Para escapar ao tédio, ou o homem trabalha além da medida de suas necessidades normais ou inventa o jogo, isto é, o trabalho que não deve satifazer nenhuma outra necessidade a não ser a de trabalho. Quem se fartou do jogo, e não tem novas necessidades que lhe dêem motivo para trabalhar, é às vezes tomado pelo desejo de uma terceira condição, que está para o jogo assim como o pairar para o dançar, e o dançar para o caminhar, uma movimentação jubilosa e serena: é a visão da felicidade que têm os artistas e filósofos."
Nietzsche, Humano, Demasiado Humano

3 comentários:

Roberto Blatt disse...

Blá, blá, blá, é tudo blá nesse blog!

Rodrigo Fernandes disse...

Oi Roberto, será que ainda movimentas este treco. De qualquer maneira, o texto é ótimo. Gostaria de compartilhar outra citação. Quem estiver neste exato momento no meu site experimental, poderá ver a capa do Theory of Meaning de onde retiro o trecho do espirituoso John Austin. E isto é possível porque estou trasmitindo uma ao vivo pela web cam.
Dadas as explicações, segue o texto de The mesning of a word:
"Suppose that I ask "What is the point of doing so-and-so?" For example, I ask Old Father Willian "What is the point of standing on one´s head?" He replies in the way we know. Then I follow this up with "What is the point of balancing an eel on the end one´s nose?" And he explains. Now, suppose I ask as my third question "What is the point of doing anything - not anything in particular, but just anything?" Old Father Willian would no doubt kick me downstairs without the option. But lesser men, raising this same question and finding no answer, would very likely commit suicide or join the Church. (Luckily, in the case of "What is the meaning of a word?" the effects are less serious, amounting only to the writing of books).

Rodrigo
www.cce.ufsc.br/~fernandesrp

Hocus Pocus disse...

Nico do bigode é foda...

Postar um comentário